-
Arquitetos: Benzhe Design
- Área: 1260 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Shengliang Su
Descrição enviada pela equipe de projeto. O BANCANG está localizado no Parque EKA-Tianwu, no distrito de Jinqiao, Pudong, em Xangai, China. O local era originalmente o armazém da CSSC Marine Instrument Co., Ltd. na cidade - Armazém 445 nos anos 60. O planejamento geral e o projeto de reforma foram realizados por encomenda do proprietário. Como projeto pioneiro de renovação no parque, ele não apenas tinha que cumprir funções de recepção comercial e exposição, mas também refletir a perspectiva para o parque no futuro. Respeitamos o desenvolvimento histórico e incorporamos o conceito atual de desenvolvimento sustentável, integrando as partes antigas e novas para valorizar os antigos edifícios.
O BANCANG mantém a forma original do edifício e simplifica sua aparência. A parede voltada para o sul original é removida e substituída por uma trama de metal de vidro, permitindo que o espaço interno seja livre e aberto. A face leste é a fachada principal e se volta para uma piscina paisagística. Uma janela lucarna com dezesseis metros de comprimento foi projetada em balanço e angulada para fora da fachada principal esquerda do segundo pavimento, o que interrompe o equilíbrio do edifício. As janelas originais do térreo são substituídas por portas com quatro módulos, que podem ser totalmente abertas para os lados, articulando interior e exterior. O lado direito da fachada principal é coberto por uma grande peça de madeira carbonizada, com portas e janelas ocultas, que exibe uma variedade de formas e facilita a composição e uso funcional subsequente do proprietário.
O teto da seção intermediária é parcialmente aberto para apresentar naturalmente o terraço do telhado, fornecendo luz e vegetação para o espaço cinza no corredor interno. Estamos comprometidos em praticar a relação entre arquitetura, seres humanos e natureza, que também foi nossa intenção original ao renovar o antigo edifício.
Pedras lavadas compostas por areia da praia, conchas e madeira carbonizada preta formam a textura principal da pele externa do edifício, que não apenas retém as características históricas das cidades no estilo de Xangai, mas também reflete a serenidade do BANCANG e a essência da estética minimalista oriental.
Os andares do edifício original eram muito fechados entre si por dentro, então durante o processo de atualização e reforma, a textura original da parede de areia e cimento foi preservada, misturando o antigo com o novo. Partes do piso foram removidas para conectar o espaço de cima a baixo livremente. A paginação de piso escalonada cria perspectivas e escalas diferentes, permitindo que as pessoas olhem para fora, leiam, pensem e sussurrem...
O térreo do BANCANG renovado foi equipado com um café, espaço de recepção VIP e uma área de atividade comercial semi-enterrada. A planta aberta promove o movimento, enfatizando a comunicação e o diálogo. O segundo pavimento foi organizado com uma pequena biblioteca, uma área de exposição de mesa de areia e uma área de meditação semi-fechado, que se concentra no estático e enfatiza a leitura e a meditação. A combinação de movimento e estática no primeiro e segundo andares cria diversos espaços de experiência.
O teto original em gesso do terceiro pavimento fpo demolido, a estrutura de vigas de madeira exposta, preservada, os componentes de metal recém-feitos e o espaço de chá envolto em metal preto foram colocados no átrio do terceiro andar, onde o bar de chá estilo industrial e a área de escritório aberto retrô foram organizados. O novo e o antigo se encontram e se entrelaçam ferozmente aqui, apresentando um estilo "desconstrutivista" pós-moderno.
O projeto rearranja um pequeno espaço de propriedade cultural que foi mantido do programa original. Sem muita decoração, ele se apresenta na forma de uma pequena galeria de arte para demonstrar respeito ao antigo edifício. Despertar e utilizar também são formas de projeto de renovação.